Departamento de Bioquímica e Imunologia

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Home | Docentes | Pós-Graduação em Bioquímica | Pós-Graduação em Imunologia | Localização | Secretaria | Funcionários | História

   
 

Infraestrutura departamental

   

 

Biotérios

São dois biotérios para manutenção de animais (ratos, camundongos, coelhos e cobaias) em experimentação e um biotério de criação de camundongos geneticamente modificados (knockout) que produz em média, 400 animais/mês, de 13 diferentes linhagens.

 

Câmara de Biossegurança Nível P3

Para realização de experimentos envolvendo material contagioso, como vírus e bactérias, e com capacidade para manutenção de animais (camundongos) contaminados experimentalmente. Um moderno Laboratório de Biossegurança, classificado como nível 3 (BSL3) e certificado pela CTNBio.

 

Citometria de Fluxo

Trata-se de equipamento que permite a caracterização de diferentes populações celulares obtidas de órgãos e/ou fluidos biológicos. Ele é amplamente utilizado por biologistas celulares e possibilita a identificação de marcadores de superfície associados com atividade celular, desenvolvimento de memória imunológica, além de permitir a realização de ensaios de proliferação, viabilidade celular, apoptose e quantificação de células produtoras de diferentes citocinas. Todos esses ensaios são classificados como alguns dos parâmetros imunológicos que os diferentes pesquisadores utilizam para validar suas experimentações científicas.

 

Informática

Todos os laboratórios, secretarias e sala de aulas contam com acesso à rede de informática de 1GB.

 

Moluscário

Instalado numa área de 17,4 m2, destinado ao cultivo e manutenção de caramujos da espécie Biomphalaria glabrata. São realizados cultivo e manutenção de exemplares normais do B. glabrata, como também, a manutenção de caramujos infectados com a linhagem BH do Schistosoma mansoni, fazendo parte do ciclo evolutivo do parasita mantido em laboratório.

 

Salas de Aulas

Acomoda confortavelmente 32 pessoas, é climatizada e dispões de todas as facilidades didáticas de áudio e vídeo.

 

Sala Limpa

Única no Brasil com área classificada para fazer scale up e produção de lote piloto de vacinas de DNA e proteínas recombinantes, em condições GMP (Good Manufacturing Practices) para testes clínicos em humanos.

 

Serpentário

Credenciado pelo IBAMA para fins científicos, mantém exemplares de algumas espécies de serpentes da fauna brasileira. As facilidades do serpentário permitem a coleta de peçonhas utilizadas em investigação científica nas várias unidades do Campus.