Pós-doutoramento
A USP mantém um programa de pós-doutorado que oferece benefícios como assistência médica, acesso às bibliotecas e a instalações de pesquisa, além das vantagens que o programa de pesquisa proporciona aos participantes. O Programa é primariamente voltado para pesquisadores, com título de doutor, contemplados com bolsas de agências de fomento. As principais agências nacionais que concedem bolsas de pós-doutorado são:
- FAPESP (http://www.fapesp.br/)
- CNPq (http://www.cnpq.br/)
- CAPES (http://www.capes.gov.br/)
Um programa de pós-doutoramento geralmente tem início com o candidato procurando um supervisor com quem possa colaborar para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. O projeto é confeccionado pelo candidato. O supervisor pode colaborar mais ou menos na confecção desse plano, mas qualquer que seja sua participação, ele deve concordar com a versão final. A Pró-reitoria de Pesquisa da USP (http://www.usp.br/prp) pode ajudar candidatos pouco familiarizados com os grupos de pesquisa na USP a identificar supervisores adequados.
Em circunstâncias especiais, o programa aceita candidatos sem bolsa. Nesse caso, porém, um projeto de pesquisa tem de ser avaliado por um assessor indicado pelo Departamento em que o trabalho será realizado; além disso, o candidato deve demonstrar que dispõe de fontes de recurso que garantirão sua subsistência ao longo do programa.
Para formalizar seu pedido, juntamente com carta de seu supervisor endereçada à Chefia do Departamento, encaminhe os seguintes documentos: