Site da USP
Departamento de Bioquímica e Imunologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto RBI-FMRP-USP

Prof. Dr. Fernando Luiz de Lucca

Titulação: Professor Associado – Colaborador Sênior

E-mail: fldlucca@fmrp.usp.br

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375690675824419

Mini Curriculum: Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo e doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Realizou pós-doutorado na Queen s University, Kingston, Canadá e estágios de curta duração nas Universidades de Tóquio, Harvard, Roma e Londres. Atualmente é Professor Sênior na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular. Membro do Corpo Editorial do Frontiers in Non-Coding RNA . Os seus trabalhos sobre a modulação da atividade de linfócitos e macrófagos através de RNA, na década de 80, são considerados pioneiros na área da regulação da expressão gênica através de RNAs não-codificadores (non-coding RNAs) desde que o microRNA e o RNA de interferência foram descobertos na década de 90. Os estudos pioneiros foram realizados com linfócitos e macrófagos envolvidos na infecção pelo T. cruzi e HIV, inflamação e câncer. A pesquisa atual é sobre a participação da PKR, microRNAs e RNAs ativadores da PKR em câncer e doenças neurodegenerativas com implicações para o diagnóstico, prognóstico e tratamento.

Linhas de Pesquisa:

RNAs reguladores (microRNA, RNA de interferência e RNA longo não-codificador) e PKR em câncer e doenças neurodegenerativas: implicações para o diagnóstico e tratamento.

Principais Artigos:

• DELGADO ANDRÉ N.; SILVA V.A.; ARIZA C.B.; WATANABE M.A.; DE LUCCA F.L. In vivo knockdown of CXCR4 using jetPEI/CXCR4 shRNA nanoparticles inhibits the pulmonary metastatic potential of B16 F10 melanoma cells. Molecular Medicine Reports 12: 8320-8326, 2015.
  • DELGADO ANDRÉ N.; SILVA V.A.; WATANABE M.A.; DE LUCCA F.L. Intratumoral injection of PKR shRNA expressing plasmid inhibits B16-F10 melanoma growth. Oncology Reports 32: 2267-2273, 2014.
  • SILVA V.A.; POLESSKAYA A.; SOUSA T.A.; CORRÊA V.M.; DELGADO ANDRÉ N.; REIS R.I.; KETTELHUT I.C.; HAREL-BELLAN A.; DE LUCCA F.L. Expression and cellular localization of microRNA-29b and RAX, an activator of the RNA-dependent protein kinase (PKR), in the retina of streptozotocin-induced diabetic rats. Molecular Vision 17: 2228-2240, 2011.
  • KUSUDA R.; CADETTI F.; RAVANELLI M.I.; SOUSA T.A.; ZANON S.; DE LUCCA F.L. LUCAS G. Differential expression of microRNAs in mouse pain models. Molecular Pain 7:17, 2011.
  • DELGADO ANDRÉ, N.; DE LUCCA, F.L. Knockdown of PKR expression by RNAi reduces pulmonary metastatic potential of B16-F10 melanoma cells in mice: possible role of NF-kappaB. Cancer Letters 258:118-125, 2007.
  • WATANABE M.A.E. ; SOUZA L.R.; MURAD J.M.; DE LUCCA, F. L. Activation of RNA-dependent protein kinase of lymphocytes by regulatory RNAs: implications for immunomodulation in HIV infection ( review article ). Current HIV Research 3: 329-337, 2005.
  • WHITE, B.N.; DE LUCCA, F. L. Preparation and Analysis of RNA. In: R.B. Turner. (Ed.). Analytical Biochemistry of Insects. Elsevier Scientific Publishing Company, chapter 3, p. 85-130, 1977.