Site da USP
Departamento de Bioquímica e Imunologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto RBI-FMRP-USP

Profa. Dra. Daniela Carlos Sartori

Titulação: Professora Doutora

E-mail: danicar@usp.br

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2315282418163659

Mini Curriculum: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2000), mestrado em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2004) e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2008). Obteve o título de doutor pelo regime de co-tutela de tese estabelecido entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na França através do Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CAPES) . Atualmente, encontra-se com auxílio Jovem Pesquisador, financiado pela FAPESP, no Departamento de Bioquímica e Imunologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde é credenciada como pesquisadora e orientadora pelo Programa em Imunologia Básica e Aplicada. Também atua como pesquisadora colaboradora junto ao Laboratório de Imunologia e Embriologia Molecular do CNRS e Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França. Tem experiência na área de Imunologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata/adaptativa, inflamação, imunoregulação, estresse oxidativo, microbiota intestinal, diabetes mellitus e probióticos.

Linhas de Pesquisa:

1. Participação de mastócitos e histamina na resposta imune em infecções bacterianas
2. Produção e aplicação de probióticos como estratégias terapêuticas no diabetes tipo 1 e 2
3. Avaliação do microbioma intestinal e sua implicação na fisiopatologia do diabetes
4. Perfil de expressão e papel dos receptores NLRs na imunoregulação do diabetes do tipo 1
5. Correlação entre diabetes mellitus tipo 1 e parasitas intestinais em pacientes clínicos

Principais Artigos:

1. CARLOS, D; YAOCHITE, J.N.U.; ROCHA, F.A.; TOSO, V.D.; FARIAS, K.C. R.; RAMOS, S.G. ; JAMUR, M.C.; OLIVER, C.; CAMARA, N.O. ; ANDRADE, M.V.M. ; CUNHA, F.Q. ; SILVA, J.S. Mast cells control insulitis and increase Treg cells to confer protection against STZ-induced type 1 diabetes in mice. European Journal of Immunology, v. 45(10), p. 2873-85, 2015.

1. COSTA, FREDERICO R.C. ; FRANÇOZO, MARCELA C.S. ; DE OLIVEIRA, GABRIELA G. ; IGNACIO, ALINE ; CASTOLDI, ANGELA ; ZAMBONI, DARIO S. ; RAMOS, SIMONE G. ; CÂMARA, NIELS O. ; DE ZOETE, MARCEL R. ; PALM, NOAH W. ; FLAVELL, RICHARD A. ; SILVA, JOÃO S. ; CARLOS, DANIELA . Gut microbiota translocation to the pancreatic lymph nodes triggers NOD2 activation and contributes to T1D onset. The Journal of Experimental Medicine, v. 213, p. jem.20150744, 2016.

1. CARLOS, DANIELA; COSTA, FREDERICO R. C. ; PEREIRA, CAMILA A. ; ROCHA, FERNANDA A. ; YAOCHITE, JULIANA N. U. ; OLIVEIRA, GABRIELA G. ; CARNEIRO, FERNANDO S. ; TOSTES, RITA C. ; RAMOS, SIMONE G. ; ZAMBONI, DARIO S. ; CAMARA, NIELS O. S. ; RYFFEL, BERNHARD ; SILVA, JOÃO S. . Mitochondrial DNA Activates the NLRP3 Inflammasome and Predisposes to Type 1 Diabetes in Murine Model. Frontiers in Immunology, v. 8, p. 164, 2017.

1. CARLOS, D.; COSTA, F. R. C. ; LEITE, J. A. ; PEREIRA, C. A. ; TOSTES, R. C. ; CARNEIRO, F. ; CAMARA, N. O. ; SILVA, J. S. . NLRP3 inflammasome: pathogenesis and potential therapeutic strategies in type 1 diabetes. Journal of Autoimmune Disorders, v. 3, p. 1-3, 2017.

1. TREVELIN, S. C. ; CARLOS D ; BERETTA, M. ; SILVA, J. S. ; CUNHA FQ . Diabetes Mellitus and Sepsis. SHOCK, v. 47, p. 276-287, 2017.

1. MARTINS, LARISSA M S ; PEREZ, MALENA M ; PEREIRA, CAMILA A ; COSTA, FREDERICO R C ; DIAS, MURILO S ; TOSTES, RITA C ; RAMOS, SIMONE G ; DE ZOETE, MARCEL R ; RYFFEL, BERNHARD ; SILVA, JOÃO S ; CARLOS, DANIELA . IL-23 promotes intestinal Th17 immunity and ameliorates obesity associated metabolic syndrome in a murine high-fat diet model. IMMUNOLOGY, v. 1, p. 1, 2018.

1. PÉREZ, M.M, MARTINS, L.M.S., PEREIRA, C.A., DIAS, M.S., TOSTES, R.C, RAMOS, S.G., ZOETE, M.R., RYFFEL, B., SILVA, J.S., CARLOS, D. IL-17/IL-17R axis elicits the intestinal neutrophil migration, restrains the gut dysbiosis and the LPS translocation in high-fat diet induced metabolic syndrome model. Immunology, vol. 156(4), 2019.

1. COSTA, FRC, LEITE, JA, RASSI, DM, SILVA, JF, ELIAS-OLIVEIRA, J, GUIMARÃES, JB, FOSS-FREITAS, MC,. CÂMARA, NO, PONTILLO, A, TOSTES, RC; SILVA, JS, CARLOS D. NLRP1 acts as a negative regulator of Th17 cell programming in mice and humans with autoimmune diabetes. Cell Rep. vol. 35(8):109176, 2021.