Site da USP
Departamento de Bioquímica e Imunologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto RBI-FMRP-USP

Infraestrutura departamental

EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS (EMU)

EM FASE DE AQUISIÇÃO

EMU “Fermentador BioFlo® 320″

Descrição: Trata-se de equipamento instalado em um Laboratório Multiusuário de Cultura e Fermentação, adquirido no Processo Equipamento Multiusuário (EMU) vinculado ao Projeto Reserva Técnica Institucional 2018 – Proc. 2018/21915-0.

O BioFlo 320 é uma estação de controle de bioprocessos, está projetado como plataforma universal capaz de atender as necessidades em constante mudança de todos os segmentos das ciências da biotecnologia e farmacêuticas. Adequado a processos microbianos até cultura celular, aumento e redução de escala ou processos de batelada até batelada alimentada, o BioFlo 320 tem a combinação certa de características para realizar o trabalho, tudo com uma área de ocupação ultracompacta.

Equipamento disponibilizado à docentes, alunos de pós-graduação e pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ou de outras Instituições de Ensino e Pesquisa, mediante agendamento.

https://online-shop.eppendorf.com.br/BR-pt/Equipamentos-para-Bioprocesso-44559/Sistemas-de-bioprocessos-60767/BioFlo320-PF-109106.html

 

Agendamento: Entrar em contado pelo e.mail rbiemufermentador@fmrp.usp.br informando Nome; Departamento; Setor; endereço eletrônico; Telefone; Data e Horário pretendido para utilização; Material que será utilizado e Tempo de Utilização; além de mais detalhes que julgar necessário.

Conselho Gestor

  • Dr. Roberto do Nascimento Silva, docente – Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP.
  • Dr. Marcelo Damário Gomes docente – Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP.
  • Dra. Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos, docente – Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP.

Equipe Técnica

  • Zuleica Ap. Soares de Moraes- Especialista de Laboratório, Nível Superior do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP.

 

EMU Citometria de fluxo e Separação Celular – BD FacsMelody Cell Sorter

Descrição: O BD FacsMelody é um cell sorter desenvolvido para utilização em Imunofenotipagem e função celular Separação celular (sorting) e equipado com célula de fluxo o que gera benefícios tanto do ponto de vista analítico, aumentando a sensibilidade do equipamento, como em termos de experiência de uso por parte dos operadores. Ele possui célula de fluxo que elimina o estágio de maior complexidade na operação de um cell sorter: o alinhamento dos lasers responsáveis pela geração de sinais e consequente identificação das populações celulares. Ao suprimir essa etapa, eliminam-se também os riscos de variação de resultados entre operadores e também se reduz a complexidade operacional desse tipo de equipamento, gerando maior facilidade de uso e velocidade na rotina de preparação do equipamento para os experimentos.

Além do alinhamento fixo dos lasers de excitação por possuir uma célula de fluxo, o FACSMelody também possui um sistema de fluidos otimizado e automatizado. Ele utiliza um nozzle de 100µm e é equipado com um inovador sistema de ajustes e monitoramento de fluidos que isentam o usuário de encontrar a configuração adequada para a realização de um experimento com alta performance. As configurações para o ajuste do stream são salvas no sistema pelo engenheiro durante a instalação/manutenção do FACSMelody. Uma vez que se inicia o stream, o equipamento executa automaticamente os ajustes necessários para assegurar a correta formação das gotas, mantendo o processo estável durante toda a realização do sorting, sem a necessidade de ajustes manuais realizados pelo usuário.

Outro ponto importante a ser mencionado é o software do FACSMelody. Chamado de FACSChorus, o software apresenta instruções para a realização de cada procedimento no equipamento (inicialização, ativação do stream, aquisição do controle de qualidade CS&T, ajuste do Accudrop, encerramento e procedimentos corretivos). Elas são exibidas na tela do computador, com um guia descrevendo qual atividade deve ser realizada a cada momento. Esse tipo de abordagem auxilia o usuário para que as etapas sejam realizadas de acordo com as instruções, e garantem maior aprendizagem e facilidade de utilização.

https://www.bdbiosciences.com/pt-br/instruments/research-instruments/research-cell-sorters/facsmelody

Agendamento: Entrar em contado pelo e.mail rbiemufacsmelodyp3@fmrp.usp.br informando Nome; Departamento; Setor; endereço eletrônico; Telefone; Data e Horário pretendido para utilização; Material que será utilizado e Tempo de Utilização; além de mais detalhes que julgar necessário.

Conselho Gestor

  • Dra. Vânia Luiza Deperon Bonato, docente do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP
  • Dra. Alexandra Ivo de Medeiros, docente do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara.
  • Dra. Daniela Carlos Sartori, docente do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP.
  • Ana Flavia Gembre Pignata, Especialista de Laboratório, Nível Superior do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP.

 Equipe Técnica

  • Ana Flavia Gembre Pignata, Especialista em Laboratório, Nível Superior do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP.

 

Biotérios

São dois biotérios para manutenção de animais (ratos, camundongos, coelhos e cobaias) em experimentação e um biotério de criação de camundongos geneticamente modificados (knockout) que produz em média, 400 animais/mês, de 13 diferentes linhagens. 

 Câmara de Biossegurança Nível P3

Para realização de experimentos envolvendo material contagioso, como vírus e bactérias, e com capacidade para manutenção de animais (camundongos) contaminados experimentalmente. Um moderno Laboratório de Biossegurança, classificado como nível 3 (BSL3) e certificado pela CTNBio.

 Citometria de Fluxo

Trata-se de equipamento que permite a caracterização de diferentes populações celulares obtidas de órgãos e/ou fluidos biológicos. Ele é amplamente utilizado por biologistas celulares e possibilita a identificação de marcadores de superfície associados com atividade celular, desenvolvimento de memória imunológica, além de permitir a realização de ensaios de proliferação, viabilidade celular, apoptose e quantificação de células produtoras de diferentes citocinas. Todos esses ensaios são classificados como alguns dos parâmetros imunológicos que os diferentes pesquisadores utilizam para validar suas experimentações científicas.

 Informática

Todos os laboratórios, secretarias e sala de aulas contam com acesso à rede de informática de 1GB.

Moluscário

Instalado numa área de 17,4 m2, destinado ao cultivo e manutenção de caramujos da espécie Biomphalaria glabrata. São realizados cultivo e manutenção de exemplares normais do B. glabrata, como também, a manutenção de caramujos infectados com a linhagem BH do Schistosoma mansoni, fazendo parte do ciclo evolutivo do parasita mantido em laboratório.

 Salas de Aulas

Acomoda confortavelmente 32 pessoas, é climatizada e dispões de todas as facilidades didáticas de áudio e vídeo.

 Sala Limpa

Única no Brasil com área classificada para fazer scale up e produção de lote piloto de vacinas de DNA e proteínas recombinantes, em condições GMP (Good Manufacturing Practices) para testes clínicos em humanos.

 Serpentário

Credenciado pelo IBAMA para fins científicos, mantém exemplares de algumas espécies de serpentes da fauna brasileira. As facilidades do serpentário permitem a coleta de peçonhas utilizadas em investigação científica nas várias unidades do Campus.