Site da USP
Departamento de Bioquímica e Imunologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto RBI-FMRP-USP

Jovens Pesquisadores e Pós-doutorandos

Jovens pesquisadores:

  • Fausto Bruno dos Reis Almeida, com projeto intitulado “Papel de galectina-3 na infecção por Cryptococcus neoformans”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Marcelo Damário Gomes.
    [Currículo Lattes]   [E-mail: fbralmeida@usp.br]   [Fone: (16) 3315 9233]
  • Lucas Tabajara Parreiras e Silva, com projeto intitulado “Envolvimento do agonismo seletivo (biased agonism) no tráfego intracelular e sinalização do receptor AT1 de angiotensina II”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Cláudio Miguel da Costa Neto.
    [Currículo Lattes]   [E-mail:]   [Fone: (16) 3315 3354

Pós-doutorandos:

  • Aline Poersch, com projeto intitulado “Avaliação de biomarcadores em fluido intra-tumoral e plasma de pacientes com câncer de ovário utilizando análise proteômica dirigida”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Vítor Marcel Faça.
  • André Luis Lopes Saraiva, com projeto intitulado “Caracterização dos efeitos de extratos de glândulas salivares de vetores hematófagos em modelos experimentais de artrite reumatoide e psoríase”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Fernando de Queiróz Cunha.
  • Atlas Khan, com projeto intitulado “Prediction of smalll protein in H. salinarium by using machine learning technique”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Tie Koide.
  • Carla Duque Lopes, com projeto intitulado “Determinação de alvos quimioterápicos e implementação de novas terapias no combate ao T. cruzi”, fomentado pela CAPES e supervisionado por João Santana da Silva.
  • Érica da Costa Prado, com projeto intitulado “Aspectos funcionais e/ou farmacológicos em vias de sinalização celular: potencial envolvimento mitocondrial na via PI3K-Akt/SET em HNSCC e agonismo seletivo associado a receptores acoplados à proteína G”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Cláudio Miguel da Costa Neto.
  • Gilberto Sabino dos Santos Júnior, com projeto intitulado “Pesquisa de hantavírus e outros vírus em pequenos mamíferos selvagens e em seus ectoparasitos”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Luiz Tadeu Moraes Figueiredo.
  • Gustavo Rocha Garcia, com projeto intitulado “Peptídeos antimicrobianos de constituintes salivares do carrapato para desenvolvimento de novas tecnologias para controle de vetores e farmacológicas”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos.
  • Larissa de Bortoli Teixeira, com projeto intitulado “Identificação de parceiros moleculares do receptor AT1, de angiotensina II envolvidos na ativação de uma nova via de sinalização”, fomentado pela CAPES e supervisionado por Cláudio Miguel da Costa Neto.
  • Ligia Subitoni Antonio, com projeto intitulado “Desenvolvimento e caracterização em larga escala de novos ligantes para o receptor AT1 de Angiotensina II com potencial para ativação de vias de sinalização não canônicas”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Cláudio Miguel da Costa Neto.
  •  Liliane Fraga Costa Ribeiro, com projeto intitulado  “Análise sistêmica do papel da proteína quinase A (PKA) no fungo Trichoderma reesei através de fosfoproteômica” , fomentado pela FAPESP e supervisionado por Roberto Nascimento Silva.
  • Luciana Benevides, com projeto intitulado “Papel de Blimp-1 na diferenciação e função das células Th9”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por João Santana da Silva.
  • Luiz Gustavo Araújo Gardinassi, com projeto intitulado “O papel da N-glicosilação da região Fc de IgG na patogênese da Leishmaniose visceral e a avaliação de novas estratégias terapêuticas”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Isabel Kinney Ferreira de Miranda Santos.
  • Renata Sesti Costa, com projeto intitulado “Mecanismos moleculares envolvidos na diferenciação de células dendríticas e na polarização de células T CD4+ que conferem resistência à infecção viral”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por João Santana da Silva.
  • Renato Graciano de Paula, com projeto intitulado “Caracterização da via de sinalização dependente de cálcio na regulação da expressão e secreção de celulases pelo fungo Trichoderma reesei (Hypocrea jecorina)”,  fomentado pela FAPESP. e supervisionado por Roberto do Nascimento Silva.
  • Sandra Regina Costa Maruyama, com projeto intitulado “Identificação de genes envolvidos na patogênese da Leishmaniose visceral usando RNA-seq de sangue periférico humano”, fomentado pela CAPES e supervisionado por João Santana da Silva.
  • Thaís Barboza Bertolini, com projeto intitulado “Papel do receptor de hidrocarboneto de arila e das células Th17 na alteração no fenótipo da asma alérgica experimental”, fomentado pela FAPESP e supervisionado por Vania Luiza Deperon Bonato.